As manifestações em junho de 2013 mostraram que boa parte da população não aprova o Brasil sediar a Copa, por diversos fatores, e que se a cada dia que passa mais contras aparecem. Um deles é haver 12 estádios, em que os estados que os possuem muitas vezes nunca tiveram o costume do futebol, como é o caso de Manaus, que pouco se ouve falar sobre algum jogo em seu território.
A insatisfação do povo é claro, diversas notícias divulgadas mostram isso.
Os moradores de áreas próximas aos estádios estão sofrendo bastante com o pagamento de altos impostos e a indignação por não poder assistir aos jogos nos mesmos já que os ingressos tem um custo altíssimos.
Mesmo que não houvesse Copa do mundo no país a situação não iria ser alterada, continuaríamos sem hospitais, escolas, moradia e infraestrutura.
Um benefício temporário se estabelece no país, o turismo, que ganhou grande destaque este ano.
Outro ponto a ser questionado é a maquiagem que esta sendo feita para esconder a violência e a criminalidade fortemente presente no Brasil. Está afirmação pode ser concluída pela notícia dos tribunas, de quando um homem de 22 anos roubou um celular de um turista e foi condenado à prisão por cinco anos, a ideia passada é de que o governo quer esconder todos os pontos negativos que qualquer país passa todos os dias, a notícia afirma também que o consultor de segurança dessa Copa acredita que balas de borracha são um sinal fraco de violência, usadas na maioria das vezes em manifestações, como aconteceu nas do ano passado, em que boa parte dos cidadãos atingidos não eram vândalos.
Uma comparação plausível pode ser feita com a última Copa realizada na África do Sul, onde toda a população desejava o evento, porque achavam que seria uma avanço social que o país estava dando, observando os acontecimentos no país um ano depois, pode-se dizer que maioria dos estádios construídos estão subutilizados, por se tratar de lugares que suportam mais de 50 mil pessoas, só um jogo de grande porte seria cabível para o uso desses estádios, mas é uma raridade esses acontecimentos no país. A conclusão é claro, foi um desperdício de dinheiro público, em que o déficit chegou à bilhões de dólares.
Vivemos em um país onde o povo precisa usar de manifestações para obter melhorias, seja na saúde, no transporte, enfim, não importa, o povo aclama por melhorias!
Futebol é cultura, que poder explorada histórica e socialmente, mas o que se pode esperar de um país em subdesenvolvimento, em que boa parte da população não quer a Copa, porque quer melhorias?
Acorda Brasil, teu povo pede socorro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário